top of page
Buscar
  • Adms

Os tipos de embalagem

Ao longo do dia consumimos diversos produtos nas mais variadas embalagens plásticas, e você já reparou que todas possuem um número marcado nelas? Isso indica o tipo de material utilizado e seu destino na reciclagem, a partir destes números também podemos identificar quais embalagens podem até mesmo trazer riscos à nossa saúde.


- Identificadas pelo número 1, as embalagens feitas de Polietileno tereftalato, mais conhecidas como PET. São utilizadas em garrafas para água mineral, refrigerantes, óleo, cremes, antissépticos bucais, entre outros. Após a reciclagem podem v irar fibra de tecidos.


- As embalagens que vem com o número 2 são feitas do Polietileno de Alta Densidade, utilizadas em embalagens de alguns alimentos, produtos de limpeza e também para água mineral. São as que liberam menos substâncias, portanto dê preferência a estas quando for comprar água mineral. Após a reciclagem podem originar novas embalagens.


- Identificados pelo número 3 são os plásticos de Policloreto de vinila, ou PVC. Muito utilizados na cozinha no plástico filme, mas também empregado em tubos e conexões para água, brinquedos, entre outros. Em sua composição pode haver BPA e ftalaftos, produtos químicos que podem alterar hormônios e existem estudos que o relacionam até mesmo ao câncer. Após a reciclagem podem originar mangueiras e tubulações.


- O Polietileno de baixa densidade (PEBD), identificado prelo número 4, é utilizado em sacos de lixo, sacolas de plástico, etc. Seus riscos, no entanto, ainda são desconhecidos. Após a reciclagem podem originar sacos de lixo.


- O plástico com número 5 é o Polipropileno, mais conhecido como PP, são usados para embalagens de produtos domésticos, como seringas descartáveis e remédios, e alguns alimentos, como a margarina, por exemplo. Seus riscos também são desconhecidos ainda. Após a reciclagem podem originar cabos, por exemplo.


- O número 6 é o PS (Poliestireno), empregado nas mais diversas embalagens e objetos no geral, como aparelhos de barbear, partes internas de geladeiras, cabines de TV, copos e talheres descartáveis, etc. Ao ser aquecido apresenta grandes riscos, pois libera uma substância química altamente tóxica e cancerígena. Após a reciclagem podem originar bandejas e itens de escritório.


- A classificação 7 é para as resinas plásticas, como PC, acrílicos entre diversos outros. São usados em muitas embalagens de alimento e garrafões de água. Os riscos deste tipo de material são altíssimos por conterem BPA que, como citado acima, traz diversos riscos à saúde. Portanto é necessário tomar muito cuidado ao esquentar alimentos nessas embalagens, pois essa substância é facilmente transferida para eles. Após a reciclagem podem originar madeira plástica.

Referências:



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page